sábado, 13 de junho de 2009

O consumo consciente em organização de festas

Não pensem que não curto festas...só quero alertar sobre o consumo consciente.

É impressionante como a sociedade atual nos "empurra" para a necessidade de ter tantas coisas nas datas comemorativas e nas festas em geral. Além do consumismo exagerado que a publicidade nos vende fazendo o cidadão se sentir o pior dos piores por não ter comprado tal produto, ainda temos a questão da ambientação das festas que também foi industrializada.

A organização de uma festa animada passou a contar com ítens obrigatórios -a meu ver nem sempre necessários - e que são uma verdadeira afronta ao meio ambiente. Ao término do envento vemos uma montanha de lixo acumulado que não é reaproveitado.

As bandeirinhas de festa junina, antes confeccionadas no famoso "papel de seda" tão fininho, tão rapidamente decomposto, deu lugar a bandeirinhas de plástico, baratinhas, mas que levam muito anos pra serem absorvidas. O cachorro quente, a pipoca, o quentão...tudo vai pros recipientes plásticos que vão pro lixo - quando vão...em geral ficam no chão a ser varrido no fim da festa.

Nas festas de aniversário tudo é descartável do prato e copo até as bandejas muitas vezes. Fora as caixas de isopor pra conservar quentinhos os salgadinhos.


E a moda das festas de debutantes e casamentos? Viraram super eventos onde é obrigatória a distribuição de vários acessórios como óculos, antenas e cogêneres para garantir a diversão. Acontece de todos são feitos de plástico e não passam da porta do carro. Isso se alguém que passou da cota na bebida não resolver jogar pela janela do carro.

Ah gente, a festa fica linda de qualquer jeito com boa comida, bom papo, boa música. Não precisa mais que isso pra animação. E fazer a decoração, manualmente também acaba fazendo parte do ritual da curtição da festa, começamos a curtir antes. Tente, invente, faça diferente!


Um comentário:

  1. Olá!
    Sou designer de festas e tenho como premissa usar o conceito de EventoVerde sempre que possível. Acabei de postar em meu blog/site www.bolobalaodiversao.com.br um texto com dicas para festas infantis sustentáveis. Dá uma passadinha lá e, se puder, deixe suas sugestões e comentários.
    Um abraço,
    Ana Luiza Xavier

    ResponderExcluir