Uma das matérias mais fascinantes da faculdade de direito na minha opinião foi o Direito Romano. Não sei se essa predileção deriva do fantástico educador Del Nero (João Alberto Schutzer Del Nero) ou pela cultura que até hoje influencia diversas características sociais, intelectuais e legislativas.
O regime monarquista do Império Romano assim como o Brasil, tinha diversos problemas sociais. Enquanto a escravidão gerava desemprego na zona rural, esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Parece familiar? Pois a solução encontrada pelo Imperador Romano da época não parece muito diferente das promovidas atualmente pelo governo Brasileiro.
Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.
Pois bem, enquanto o governo Brasileiro associa a crise mundial a uma "marolinha", a doença de sua possível sucessora a algo facilmente tratável, o desemprego aumenta e o poder de compra da classe média cai a cada dia, além claro, de se protelar indefinidamente com manobras absurdas a CPI da Petrobrás. Porque será?
Sua mais nova manobra junto ao Governo Chinês, que "adiantou" 10 bilhões de dólares em troca de 200.000 barris de petróleo por dia pelo período de 10 anos....sim você leu corretamente 10 anos. Fazendo a conta: 200.000 barris por dia X 365 dias X 10 anos = 730.000.000 de barris
Dividindo US$ 10 bi por 730 mi = US$ 13.69!!!!!!!!!!!!!!!! O preço do barril hoje, a pior cotação dos últimos 10 anos, está em torno de $35-40 (subindo). E já chegou a $150!!!
Assim sendo, a CPI da Petrobrás poderia expôr tal bagatela e perturbar a ordem pública dos 49% de opinião pública (não me pesquisaram e você?) que apóiam o terceiro mandato.
A política do pão e circo então foi implantada aqui também....direta ou indiretamente foi em momento oportuno que um avião moderno desaparece, cai, levando passageiros ilustres ou não. E assim, a mídia em geral fica tão comovida que passa a exibir incessantemente explicações ou especulações sobre o acidente, sobre caixas pretas, outros acidentes, vítimas, histórias pessoais.
Pra mim chega! Não quero mais um caso Isabela Nardoni na minha tela - quando tive que abandonar a televisão por algumas semanas pois não queria contaminar a cabecinha de meu pequeno filho com desgraças. Tenho certeza que quando acharem um corpo decomposto, cujo rosto foi comida por peixes vão mostrar em close. Não obrigada!
Buscam uma caixa preta....eu gostaria que implantasse uma caixa preta nos acordos internacionais, no congresso e depois a buscassem com o mesmo empenho!
O circo está ai pessoal, só falta junto das imagens mandarem uma porção de batatas fritas....e não pensem que a idéia é revolucionária. "Sin perder la ternura"...companheiro!
E depois eu é que sou chata!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Notícia trágica!!! Um prato predileto para o sensacionalismo, que desvia a atenção da maioria das pessoas....
ResponderExcluir